Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O Canal da Mancha anda muito agitado por estes dias. Tudo por causa das vieiras, um dos produtos principais da Normandia. Um grupo de 40 a 50 pescadores de vários portos da Normandia concentraram-se na Baía do Sena, a 22 quilómetros da costa, em protesto com o objetivo de impedir os britânicos de pescar naquela zona, trocaram insultos, atiraram pedras e pedaços de metal, lançaram bombas de fumo, very-lights e fizeram colidir embarcações.
Os franceses acusam os britânicos de recorrerem a técnicas de arrastão e usarem embarcações que chegam aos 30 metros ,cerca de o dobro das embarcações francesas, que utilizam técnicas mais artesanais. As embarcações britânicas têm direito, ao abrigo da lei comunitária, de pescar na região. Para além disso, os britânicos podem pescar durante todo o ano, enquanto a época de pesca dos franceses é limitada pela lei ao período de 1 de outubro a 15 de maio
A tensão entre os pescadores dos dois países já se prolonga há quase 15 anos.
A Comissão Europeia apelou ao diálogo entre as autoridades nacionais do Reino Unido e de França no sentido de se resolver o conflito.
Se o Reino Unido sair da União Europeia sem conseguir um acordo, o assunto fica resolvido pois os britanicos passrão a ser tratados como uma terceira parte e deixam de ter acesso a estas áreas de pesca.
Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.