Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
A Grécia conseguiu na 6ª feira uma extensão do empréstimo por 4 meses do chamado programa de assistência financeira. Para já sabemos que novas medidas de austeridade não serão necessárias mas hoje os gregos anunciarão a sua própria lista de reformas aos credores..
Para a direita, esta é uma derrota do Syriza. Para mim foi o resultado possível depois de negociações muito difíceis com os outros membros do Eurogrupo.
Alexis Tsipras, no sábado na televisão grega afirmou que: "O acordo (...) cancela os compromissos dos governos anteriores para cortes nos salários e nas pensões, para despedimentos no sector público, para subidas do IVA na alimentação , na saúde”. Sendo assim, isto não é uma derrota do governo grego mas havia esperança que os gregos conseguissem renegociar a dívida, o que não conseguiu para já. Espero que o aumento do salário mínimo na Grécia e readmissão das empregadas de limpeza do ministério da finanças seja possível de concretizar.
Vergonhosa foi a notícia divulgada pelo jornal alemão “Die Welt”, de que Maria Luís Albuquerque, pediu “pessoalmente” ao ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, para não ceder à Grécia.
Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.