Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Depois da Dinamarca, Irlanda, Holanda, França e Alemanha, Portugal, Espanha e Itália suspenderam preventivamente, na 2ª feira, o uso da vacina da AstraZeneca, para combater o Corona vírus. O motivo foi o surgimento de vários relatos de aparecimento de coágulos sanguíneos em pessoas inoculadas com a vacina da AstraZeneca.
Até agora são conhecidos 37 casos de coágulos sanguíneos entre as mais de 17 milhões de pessoas que receberam a vacina na União Europeia e no Reino Unido, segundo a AstraZeneca. Em Portugal, mais de 173 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina da AstraZeneca.
A directora da Agência Europeia de Medicamentos diz que os problemas relacionados com a vacina da AstraZeneca "não são inesperados", já que se está a vacinar milhões de pessoas e eles atingem "um pequeno número" de vacinados e que continua a acreditar que há mais benefícios que riscos. Para a directora da Agência Europeia de Medicamento "é inevitável", ainda que raro, a existência de incidentes, que podem ser graves mas o papel do regulador europeu é assegurar que todos os efeitos secundários são investigados. Amanhã espera-se uma recomendação da Agência Europeia de Medicamento sobre esta matéria. A Organização Mundial de Saúde diz também não haver provas de que a vacina aumente o risco de coágulos de sangue.