Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Ontem a Direcção Geral de Saúde divulgou uma comunicação sobre o uso de máscaras pela população. A partir de agora a DGS diz que "é de considerar o uso de máscaras por todas as pessoas que permaneçam em espaços interiores fechados com múltiplas pessoas, como medida de proteção adicional ao distanciamento social, à higiene das mãos e à etiqueta respiratória". No entanto, diz que "que quem a utiliza não fica mais protegido, contribuindo, isso sim, para a proteção das outras pessoas, quando utilizada como medida de proteção adicional".
Agora há um problema - muita gente não tem máscaras e há poucas há venda. Há quem já as faça em casa mas não têm eficácia comprovada. Nos EUA até Jerome Adams, o resposável máximo do Serviço Nacional de Saúde norte americano, ensina a fazer uma máscara.
Para além disso são poucas as pessoas que sabem utilizar uma máscara correctamente. Era fundamental fazerem-se campanhas de informação sobre o conhecimento e domínio das técnicas de colocação, uso e remoção das máscaras