Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Estão a ser polémicas as mudanças na Protecção Civil com o objectivo de melhorar a comunicação relativa os incêndios. A oposição volta a falar na famosa "lei da rolha".
A Autoridade Nacional da Protecção Civil anunciou na 3ª feira que vai passar a fazer 2 comunicações diárias sobre os incêndios no país, deixando de ser os bombeiros e comandantes operacionais a transmitir a informação diretamente à comunicação social. A justificação dada está relacionada com a necessidade da informação divulgada seja completa e atualizada e de libertação dos comandantes das operações de socorro da função de falar à imprensa.
Em anos anteriores era a Autoridade Nacional da Protecção Civil que falava à comunicação social. Este ano estava a estranhar não existir esta comunicação.
Eu ontem gostei de ouvir a comunicação de Patrícia Gaspar, porta-voz da Autoridade Nacional de Protecção Civil, que foi mais esclarecedora. Claro que alegadas falhas existentes no trabalho de prevenção e combate aos incêndios poderão ser omitidas mas para isso os jornalistas devem ir aos locais para nos informar do que se está a passar e depois pedir o comentário da Protecção Civil sobre o que eventualmente estiver a correr pior no combate.
Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.