Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
No Rio de Janeiro, Lula da Silva recebeu os líderes do G20 para mais uma das reuniões anuais. O G20 reúne os 20 países com as maiores economias do mundo - África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, além da União Africana e da União Europeia. Portugal também esteve presente, como observador.
Os objectivos desta cimeira eram o combate à fome e à pobreza, discussão de estratégias para cumprir as metas do Acordo de Paris, aumentar a representatividade de países emergentes em órgãos internacionais, como a ONU, discutir soluções para mitigar a crise global de alimentos e garantir acesso a recursos básicos e combater as desigualdades no acesso à tecnologia e fortalecimento da economia digital.
No discurso de abertura da cimeira, Lula da Silva condenou os investimentos em guerras e o alto orçamento militar das potências, referindo que esses recursos poderiam ser melhor utilizados no combate à fome e à pobreza, anunciou o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, falou sobre as profundas injustiças sociais e as desigualdades históricas que ainda persistem, especialmente após a pandemia e sobre os efeitos devastadores dos fenómenos climáticos extremos e a necessidade de ações globais para mitigar esses impacto. Lula da Silva considerou ainda que é possível obter sucesso com esta cimeira se houver um compromisso coletivo para enfrentar os problemas.
A próxima cimeira do G20 será na África do Sul.