Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
A fundação sueca Right Liveliwood tem entregue desde 1980 prémios a personalidades que se têm distinguido por todo o mundo. Este prémios são conhecidos como o Nobel Alternarivo.
Na passada 4ª feira, o prémio deste ano foi entregue a 4 pessoas e 1 instituição - o líder indígena brasileiro Davi Kopenawa, a Hutukara, Associação Yanomami, de conservação da floresta tropical da Amazónia, a advogada chinesa Guo Jianmei, defensora dos direitos das mulheres na China, a defensora dos direitos humanos sarauí Aminatou Haidar e a Greta Thunberg. Os vencedores dos anos anteriores podem ser consultados aqui.
O presidente do Conselho da Fundação, Paul Ekins, sublinhou que "um dos factos extraordinários sobre este prémio é que há tantas pessoas a fazerem um trabalho fantástico em todo o mundo, o que é um sinal de esperança contra os desafios muito reais que enfrentamos".
Greta Thunberg, que estava ainda em Lisboa, numa mensagem de vídeo, agradeceu ter sido uma das vencedoras e afirmou estar muito honrada com a distinção.