Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Friedrich Merz, da CDU, deverá ser o novo chanceler alemão, substituindo Olaf Scholz, do SPD. Nas eleições de ontem a CDU venceu com cerca de 28,5%.
A extrema direita da AfD obteve cerca de 20,8%, mais 10% em relação às eleições anteriores. O SPD só conseguiu 16,4% e os Verdes, agora liderados por Robert Habeck, 11,6%. Também a Die Linke, A Esquerda, estará no Bundestag, alcançando 8,8%
Os Liberais, que estavam na coligação de governo e foram os responsáveis pela queda do governo, poderão não eleger deputados.
Ainda não se sabe se os pequenos partidos vão conseguir eleger deputados para o Bundestag. Na Alemanha, um partido tem de obter mais de 5% dos votos totais ou pelo menos três mandatos diretos em círculos eleitorais individuais para conseguir lugares no Bundestag.
Friedrich Merz, de 69 anos, já foi deputado europeu e está mais à direita que Angela Merkel, defendendo regras de imigração mais rigorosas, redução dos benefícios sociais, diminuição do emprego público, redução dos impostos e dos subsídios governamentais.
Vamos agora aguardar com quem a CDU terá de se coligar. O SPD poderá não chegar para ter maioria.