Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Morreu Johan Cruyff. Tinha só 68 anos. Não foi só um dos melhores jogadores de todos os tempos mas também um grande treinador. Ainda há pouco tempo falei dele aqui.
Começou no Ajax em 1959, tinha 12 anos. Saiu para o Barcelona em 1973, onde esteve 4 anos. Voltou ao Ajax em 1981 e em 1983 foi para o Feyenoord, onde terminou a carreira no ano seguinte. Na selecção Holandesa estreou-se em 1966.No total marcou 369 golos.
Em 1986 começou a carreira como treinador, no Ajax, onde esteve 2 épocas, indo depois para o Barcelona, onde esteve até 1996. Actualmente o estilo de jogo do Barcelona, ainda é o da altura de Cruyff como treinador. Estranhamente nunca chegou a ser seleccionador holandês.
Enquanto jogador, no Ajax, foi distinguido em 3 ocasiões com a Bola de Ouro, conquistou a Taça dos Campeões Europeus outras 3 vezes, venceu 1 Supertaça europeia, uma Taça Intercontinental e 8 títulos de campeão nacional, vencendo ainda 9º titulo ao serviço do Feyenoord Pelo Barcelona só ganhou um campeonato.
Como treinador, ganhou 1 Taça das Taças pelo Ajax, e no Barcelona conquistou uma Taça dos Campeões, uma Supertaça Europeia, outra Taça das Taças, 4 títulos de campeão espanhol, uma Taça do Rei e três Supertaças de Espanha.
Hoje ao minuto 14 do jogo entre a Holanda e a França será feita uma homenagem a Johan Cruyff, pois era com o nº 14 que habitualmente jogava no Ajax e na selecção.
Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.