Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O BPI é o 4º maior grupo financeiro privado português. Em 1991 adquiriu o Banco Fonsecas & Burnay (BFB) e em 1996 o Banco de Fomento e Exterior (BFE) e do Banco Borges & Irmão (BBI). Em 2007 apresentaram uma proposta de fusão com o Millennium BCP, o maior banco privado de Portugal mas o conselho de administração do BCP rejeitou a proposta.
Os principais accionistas do BPI são o grupo bancário espanhol La Caixa com 44.1% do capital, seguido pela holding Santoro Finance de Isabel dos Santos com 18.6% e o grupo alemão Allianz com 8.4%.
Agora o problema é a exposição a Angola, podendo a vir a ser sancionado pelo Banco Central Europeu. A solução inicial era Isabel dos Santos deixar o BPI mas ela não aceitou. Ela queria passar a liderar o BIC, que controla, mas o Banco de Portugal não aceitou. Agora o Grupo La Caixa apresentou uma OPA (Oferta Pública de Aquisição) no valor de 1,113 euros por ação. Desde o dia 11 de Abril que as ações do BPI estavam suspensas de negociação e só ontem voltaram a ser negociadas, tendo fechado a sessão a perder 7,64%, nos 1,1 euros, abaixo do preço da OPA.
Em princípio vamos ter mais um banco espanhol em Portugal.
Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.