Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Entra hoje em funcionamento o maior telescópio do mundo - o Five-hundred-metre Aperture Spherical Telescope (FAST), também conhecido como Tianyan. Irá substituir o telescópio do Observatório de Arecibo, em Porto Rico. Demorou 5 anos a construir e vai estar em testes durante os próximos 3 anos. Custou 180 milhões de dólares.
Está localizado na província de Guizhou, uma das zonas mais montanhosas da China. Para funcionar em pleno necessita “silêncio rádio” num raio de 10 Km, estando proibidas actividades como caça, desflorestamento ou construção na área circundante. Cerca de 1000 pessoas foram realojadas por residirem num raio de 5 Km do telescópio pois “estariam sujeitas aos malefícios provocados pela criação de um vasto campo de ondas sonoras e electromagnéticas”.
O FAST, com 500 metros de diâmetro, apresenta uma superfície composta por 4450 reflectores triangulares e, quando em funcionamento, terá a mais elevada sensibilidade de detecção de sinais vindos do espaço. Irá procurar sinais de vida inteligente, mesmo fora da nossa galáxia, e detectar buracos negros.
Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.