Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Milhares de manifestantes desfilaram ontem em Londres gritando que "Israel é um Estado terrorista". Em Paris e Bruxelas houve confrontos entre manifestantes e polícia.
Na 5ª feira o exército israelita iniciou a 2ª incursão terrestre em Gaza desde que, em 2007, o movimento palestiniano Hamas assumiu o controlo político e militar do território. Antes estavam a ser realizados vários raides aéreos. Segundo as autoridades israelitas esta operação terrestre iniciou-se com o objectivo de destruir a rede de túneis que as milícias palestinianas utilizam para se abastecerem e se introduzirem em território israelita. Os militares afirmam ter já descoberto e destruído pelo menos 13 galerias subterrâneas utilizadas pelo Hamas.
As forças de defesa de Israel afirmam que 2 soldados israelitas foram mortos ontem, junto à fronteira, na sequência de confrontos entre o exército e o Hamas. Do lado palestiniano, o número total de mortos desde o início do conflito já ultrapassa os 343, na sua maioria civis. O número de refugiados em Gaza dispara dos 22 mil para mais de 40 mil.Ofensiva terrestre
Israel garante que, desde o início do conflito, já reduziu 30 a 40% da capacidade militar do Hamas.
Os apelos a um cessar-fogo não estão a ser ouvidos.
Há 6 anos aqui na Espuma dos Dias.