Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, encontraram-se esta 4ª feira em Lisboa. Inicialmente o encontro estava para ser em Londres, à margem da cimeira da NATO.
Se o encontro tivesse sido em Londres, também queria encontrar-se com Benjamin Netanyahu. As autoridades britânicas invocaram “problemas logísticos”. Pelo menos António Costa falou com ele.
Mike Pompeo vinha de Marrocos. Também esteve com o nosso Ministro dos Negócios Estrangeiros. Esse encontro ficou marcado pelo alerta contra a Huawei por causa dos riscos do 5G. A embaixada da China em Portugal manifestou, em comunicado, a "sua forte indignação e firme oposição contra as palavras do secretário de Estado dos EUA".
Voltando ao encontro entre Pompeo e Netanyahu, que se realizou num hotel na zona do Marquês de Pombal, falou-se sobre o Irão, a promessa de anexação do Vale do Jordão, e um pacto de defesa entre os EUA e Israel. Os jornalistas portugueses ficaram indignadíssimos por não os terem deixado participar na conferência de imprensa entre os 2. Apenas os jornalistas que acompanharam os respetivos líderes a partir dos seus países e um conjunto selecionado de jornalistas de meios de comunicação social internacionais puderam estar presentes.
Os partidos de esquerda também se indignaram com a realização deste encontro em Lisboa. Já Rui Rio não ficou incomodado. Desta vez quem esteve bem foi Marcelo Rebelo de Sousa, que não se encontrou com nenhum dos 2.
Espera-se que esta reunião não fique para a História.