Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O XX governo constitucional, provavelmente o mais curto da história, já tem nomes. Afinal Passos Coelho conseguiu arranjar 16 nomes, sendo 8 estreias e havendo mais 3 ministérios (Ministro da Modernização Administrativa, Cultura, Igualdade e Cidadania e Assuntos Parlamentares).
A tomada de posse é na 6ª feira.
Os ministros menos maus saíram - Paulo Mendo, na Saúde, e Pires de Lima, na Economia, foram substituídos por antigos secretários de estado - Morais Leitão,na Economia, e Fernando Leal da Costa, na Saúde.
O ministro, que me fez entrar para os quadros também se foi embora já - Nuno Crato foi substituído por Isabel Mano, cabeça de Lista do PSD/CDS por Coimbra.
A ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz, muito criticada, foi substituída por Fernando Negrão.
Os outros ministros que mais contribuíram para dar cabo do país ficaram no governo - Maria Luís Albuquerque nas Finanças e Pedro Mota Soares na Solidariedade, Emprego e Segurança Social. Passos Coelho não percebeu mesmo a razão da derrota eleitoral que sofreu.
A grande novidade é que a Cultura volta a ter ministério mas juntamente com a Igualdade e Cidadania. A ministra é a antiga secretária de estado dos Assuntos Parlamentares, Teresa Morais.
Paulo Portas continua como vice-primeiro ministro mas sem qualquer pasta.
Rui Machete, Aguiar-Branco, Marques Guedes, Moreira da Silva e Assunção Cristas continuam nos mesmos ministérios.
O outros novos ministros são João Calvão da Silva (Ministro da Administração Interna), Rui Medeiros (Ministro da Modernização Administrativa) e Costa Neves (Ministro dos Assuntos Parlamentares)
Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.