Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Foi este o título do El País do passado sábado. Na 6ª feira foi votada a Moção de Censura apresentada pelo PSOE e a maioria dos deputados votou a favor. Por esse motivo Pedro Sánchez foi nomeado presidente. 

a tomada de posse foi no sábado. Agora vai formar governo, ao que parece só com socialistas.

Actualmente PP é só o 4º partido nas sondagens e o PSOE é o 2º. O Ciudadanos surge à frente com 28,5%, com o PSOE com menos 8,2%, seguido-se a coligação Unidos Podemos com 19,3%, ficando o PP apenas com 16,8%.

Em menos de 2 anos, o partido de Mariano Rajoy perde o apoio de metade dos seus eleitores. A queda do PP iniciou-se logo depois das últimas legislativas mas acentuou-se desde que ocorreu a condenação do partido em tribunal por corrupção, no chamado caso Gürtel. 

O nome deste caso deve-se à tradução alemã para cinto, correia, pois o cabecilha era o empresário Francisco Correa. As suas empresas organizavam os eventos políticos do PP e candidatavam-se a inúmeros concursos públicos com orçamentos inflacionados e o dinheiro a mais era usado para subornar os responsáveis políticos do PP que tinham autoridade para adjudicar propostas. O empresário foi condenado a 51 anos e 11 meses de prisão.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:55




Astronomy Picture of the Day


Música do dia

anteriores

Tira do Armandinho