Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Ontem houve reunião do Eurogrupo e ainda não foi desta vez que chegaram a acordo com a Grécia para libertarem mais dinheiro. O Eurogrupo quer mais cortes na grécia, nomeadamente nas pensões para libertarem o dinheiro e o governo grego opõe-se a mais austeridade, que não deu em nada nestes últimos anos.
Lamentáveis as declarações de Christine Lagarde, líder do FMI, também presente na reunião - "Temos de recomeçar o diálogo, mas com adultos na sala". Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, afirmou que "Serão necessárias medidas difíceis, mas também é necessário ter políticos que estejam preparados para dizer a verdade ao seu povo. Não há soluções fáceis."
A Grécia decidiu no início do mês não pagar 300 milhões de euros que devia amortizar junto do FMI, juntando mais 4 amortizações que tem de fazer este mês numa única tranche de 1600 milhões de euros, que seria paga no final do mês. Com este impasse este pagamento não se realizar-se-á.
A Grécia assim terá de sair do Euro mas ao que parece Dijsselbloem e os outros ministros da finanças europeus não querem que se chegue a este ponto pois uma crise europeia pode surgir. O mais certo é terem de aceitar as condições dos gregos.
Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.