Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Donald Trump assinou mais uma ordem executiva. Agora foi a aplicação de tarifas aduaneiras de 25% sobre as importações do Canadá e México e uma taxa adicional de 10% à China. A medida entra em vigor na 3ª feira. No entanto haverá uma exceção ao petróleo e aos produtos energéticos vindos dos Canadá, que pagarão apenas uma taxa de 10%.
A decisão tomada por Trump é uma forma de luta contra a entrada de drogas e imigrantes ilegais no país.
Se houver retaliação, a ordem executiva que Trump assinou também inclui um mecanismo para aumentar as taxas aduaneiras.
Justin Trudeau, o primeiro ministro do Canadá, já reagiu - "Isto terá consequências reais para vocês", acrescentando que isso resultaria em preços mais elevados, nomeadamente no caso de bens essenciais.
A Presidente do México Claudia Sheinbaum, disse que "Rejeitamos categoricamente a calúnia da Casa Branca de que o Governo mexicano tem alianças com organizações criminosas, bem como qualquer intenção de interferir no nosso território e que já instruiu o secretário da Economia Marcelo Ebrard Casaubon, para implementar uma resposta que inclua tarifas de retaliação e outras medidas em defesa dos interesses do México.
O Ministério do Comércio chinês veio dizer que "A China está fortemente insatisfeita e firmemente contra" as novas tarifas, anunciando "medidas correspondentes para proteger resolutamente os direitos e interesses".
Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.