Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O Santander não quis comprar o Novo Banco mas ficou com o Banif. Em tempo recorde e sem nenhum intermediário pago a preço de ouro, o governo vendeu o Banif.
O Santander fica com o Banif por 150 milhões de euros
A 31 de Dezembro de 2012 o banco tinha sido intervencionado com uma recapitalização de 1100 milhões de euros com recurso a meios públicos, ficando com 61% do Banif, tendo sido injectados 700 milhões de euros.
A alienação do Banif envolve ainda um apoio público estimado de 2255 milhões de euros que visam cobrir contingências futuras, dos quais 489 milhões de euros pelo Fundo de Resolução e 1766 milhões de euros directamente pelo Estado, valor exorbitante para cota de mercado que possui.
Os activos problemáticos do banco (nomeadamente o imobiliário avaliado em cerca de 2000 milhões de euros) ficaram fora do negócio.
A acções do Banif não voltam a ser negociadas em bolsa.
O governo resolveu o problema causado pelo anterior governo. Ontem Maria Luís Albuquerque na TVI disse que o problema do Banif agravou-se devido à notícia que eles divulgaram e que levou muitos clientes a correr ao banco no dia seguinte.
O PS já veio pedir uma comissão de inquérito parlamentar para apurar responsabilidades. Espera-se que os administradores do Banif responsáveis pelo agravar da situação do Banif e ex-governantes sejam responsabilizados.
Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.