Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Há 88 anos que nenhum presidente dos EUA vinha a Cuba. Calvin Coolidge tinha estado em Cuba em 1928. Barack Obama está em Cuba desde domingo à noite. No Aeroporto Jose Martin, nome do pai da independência da antiga colónia espanhola, tinha a recebê-lo apenas o ministro dos negócios estrangeiros. Donald Trump veio logo criticá-lo, dizendo que devia ter voltado logo para trás.
Acompanham Obama nesta viagem histórica, a mulher, as filhas e a sogra. Logo no 1º dia fizeram um passeio pela zona histórica de Havana.
Raúl Castro só ontem esteve com Obama, num encontro no Palácio da Revolução, a sede do Governo cubano, em Havana. O embargo económico imposto pelos Estados Unidos a Cuba desde 1962, as questões relacionadas com os direitos humanos e a intensificação da cooperação económica entre os 2 países foram os principais temas abordados. Sobre os presos políticos, Raúl Castro disse a um jornalista “Dê-me a lista desses presos políticos agora mesmo para que eu possa soltá-los”. Sobre o embargo, Obama declarou que "Vai acabar, só não sabemos quando", pois tal depende do Congresso norte americano, dominado pelos republicanos.
Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.